Seguidores

sábado, 7 de novembro de 2015

APIA Ventura 2508R-H e 3012



Esta semana estive com os dois carretos da APIA;  os Ventura  2508R-H e o 3012.


  
                  
  

Model Gear Weight Max Drag PE Cap Bearings
2508R-H 5.6 245g 7kg 1-200m 11+1
3012 4.8 270g 7kg 1.5-250m 11+1










Este fenómeno da APIA é algo que não me surpreende, uma marca que a meu ver tem como objectivo ser uma das principais referencias a nível mundial no spinning, ao contrário de outras que apostam em linhas  generalistas a APIA aposta na especialização em uma modalidade, a vantagem dessa especialização e sendo a missão da empresa dedicar-se a uma só área é ter produtos que foram desenvolvidos a pensar nas necessidades especificas desse mercado, é um produto para nichos e não para massas.
Estes carretos nascem numa parceria com a Daiwa, se analisarmos o esquema do carreto que acompanha o carreto é clara e patente a tecnologia da Daiwa na APIA, a grande questão que se levanta é se os consumidores vão optar por uma marca powered by Daiwa ou se vão continuar a preferir a Daiwa.



Em linhas muito generalistas os carretos tem uma suavidade de trabalho soberbo, uma estética muito interessante e alguns pormenores diferenciadores como a possibilidade de trocar a pega da manivela por outra cor visto que os mesmos vem equipados com uma pega preta e uma suplente vermelha numa aposta muito clara na vertente estética ao gosto do pescador, com 11/1 rolamentos em ambas os modelos e com o reconhecido sistema Mag  Sealed da Daiwa os carretos parecem ser autenticas preciosidades para os maiores adeptos da modalidade.

Na minha visão, encontro dois Handicaps, continuo a preferir o perfil de bobine da Shimano e carretos com ratio superior, neste capitulo o 3012 sai claramente a perder no meu gosto pessoal.

Muito provavelmente o 2508R-H vai fazer parte do meu espólio muito brevemente e terei uma opinião melhor formada daqui a uns meses.

Um produto a considerar que vai reacender a velha questão da Shimano versus Daiwa.

A nivel técnico haverá muitos que conseguirão pormenorizar muito mais estes carretos, eu pessoalmente gosto é de pescar e dar muito uso ao material por isso mesmo é que vários amigos meus dizem que tenho um dom natural para rebentar com o material todo, tenho a velha máxima que não sou refém do material, se o compro é para o usar intensamente, facto importante para quem procura qualidade a longo prazo..


Nenhum comentário: